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PROPOSTA PEDAGÓGICA

Proposta Pedagógica da Educação Infantil


Introdução:

A Educação Infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças de seis meses a cinco anos, respeitando suas características físicas, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas.

Essa fase promove situações em que as crianças podem compartilhar opiniões, sentimentos, ideias e descobertas. A partir de uma concepção sociointeracionista, consideramos a criança como cidadã, com plenos direitos de participar de ambientes que estimulam o seu desenvolvimento.

O projeto arquitetônico deve levar em conta as áreas para a criança se desenvolver e aprender: espaços para ela brincar, para se alimentar, para ouvir e contar historias, para desenhar, colorir e pintar, pracinha com casinha de bonecas, lago com peixinhos e tartarugas. Além da biblioteca, piscina de bolinhas, sala de vídeo, música e informática. Sabemos que a criança, durante o seu desenvolvimento, é influenciada pela experiência sócio-histórica e pelo mundo criado pelos adultos que a rodeiam.

A brincadeira é o meio pelo qual a criança aprende e interage com o universo dos adultos. Um universo que já existia quando ela nasceu e que, só aos poucos, ira compreender. Brincando, a criança assimila, recria a experiência sociocultural dos adultos e constrói conhecimentos sobre si mesmos e sobre o mundo na qual ela vive.

Pela brincadeira, a criança inicialmente experimenta e depois representa o mundo real. Por essa razão o espaço dedicado à Educação Infantil deve proporcionar a interação da criança com a realidade, oferecendo-lhe objetivos e oportunidades que permitam a ela soltar a sua imaginação e representar o mundo real criativamente.

Por meio de atividades lúdicas e variadas os conteúdos apresentados propiciam uma aprendizagem significativa, respeitando os conhecimentos prévios da criança.

Essas atividades criam uma estrutura dinâmica na qual descobrir o mundo e interagir com o meio é um incentivo à participação de todos. Os conteúdos atendem aos âmbitos de formação pessoal e social, com o eixo identidade e autonomia; conhecimento de mundo, com os eixos movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza, e sociedade, matemática, propostos para a Educação Infantil.